segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A queda do muro

E cá estou eu de volta depois de dois dias de descanso junto ao mar. Embora este último, devo dizer, não tivesse um ar muito descansado. Estava mesmo muito revoltado, vestido de cinzento e a cuspir espuma branca.
Hoje a notícia do dia é a queda do muro de Berlim, que aconteceu há já 20 anos. Imaginem, já passaram duas décadas! Nesse dia abriu-se a porta do Ocidente, dando a conhecer um novo mundo aos moradores do lado Leste. Estive lá uns anos depois e pude comprovar que a diferença entre um lado da cidade e outro é abismal. Quer do ponto de vida da arquitectura, quer do ponto de vista da atmosfera que se respira. Um lado muito mais boémio, o outro muito mais austero e imponente. Mas não deixa de ser um óptimo destino turístico. Derrubar o muro foi um passo para a igualdade que ainda está aos poucos a ganhar terreno. Mas, e como dizia hoje Durão Barroso, na Europa ainda faltam muitos muros para derrubar e muitas pontes para construir. E o maior muro que temos todos juntos de derrubar é o da pobreza.
Por agora desejo-vos a todos uma boa semana. Beijinhos e abraços.

2 comentários:

  1. Olá

    Muros por derrubar?!

    Temos o exemplo aqui, onde a ideologia mudou, mas o sistema mantém-se.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Há muitos muros ainda, por derrubar, e muitas pontes por construir, Sejamos nós, construtores de pontes, através de palavras, de acções, e de amor.

    ResponderEliminar

Depósito de flores