quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

The Beatles: Get Back - The Rooftop Concert


Sendo eu uma grande fã dos Beatles, não poderia deixar de falar deste filme/espectáculo, do realizador Peter Jackson.

Foi mesmo muito bom ver este concerto dos The Beatles e o título faz parecer que os Beatles estão mesmo de volta para um concerto! E voltaram com esta atuação extraordinária. Foi de facto um concerto muito especial, pois além de ter acontecido num terraço, foi mesmo o derradeiro concerto ao vivo que efectuaram juntos. Isto para além da confusão e da surpresa que causaram à sua volta, com este momento musical único e memorável. 

No dia 30 de Janeiro de 1969, John, Paul, George e Ringo (juntamente com Billy Preston) dirigiram-se para o telhado da sede da Apple Corps em Savile Row, um edifício com cinco andares, para um concerto improvisado para amigos e colegas. O concerto gratuito, que não tinha sido agendado ou promovido, seria ouvido por qualquer pessoa num raio de três a quatro quarteirões, incluindo executivos da área que saíram dos seus escritórios para almoçar e fãs de todas as idades, que abriram janelas ou subiram para os telhados adjacentes para assistir.

Michael Lindsay-Hogg tinha nove câmaras a filmar o concerto em simultâneo, para documentar minuciosamente cada momento, de diversos pontos de vista. As filmagens capturam interações entre John, Paul, George e Ringo, reações de fãs e funcionários de empresas próximas e um interlúdio cómico entre membros da Polícia Metropolitana de Londres, que respondiam a reclamações de barulho. Devido ao vento demasiado forte naquele dia, os microfones de estúdio usados para gravar o concerto foram envoltos em meias, de forma a reduzir o ruído criado pelo vento. Kevin Harrington, que geria o equipamento da banda, estava agachado em frente ao palco com cartões impressos com letras de músicas para John Lennon, e estava tanto frio que Ringo Starr pediu emprestada a capa de chuva vermelha da sua então esposa, Maureen.

The Beatles: Get Back - The Rooftop Concert apresenta o concerto na sua totalidade, sem interrupções, pela primeira vez... a última apresentação ao vivo dos The Beatles como um grupo.

Este momento faz parte das “Get Back Sessions”, que terminaram no dia a seguir a este concerto. A banda escreveu e ensaiou durante 22 dias e gravou 12 dias seguidos. O álbum ao vivo transformou-se num álbum de estúdio gravado nos Apple Studios que dá a sensação de uma performance ao vivo. De facto, várias das atuações gravadas na Apple Studios e no seu telhado acabam por aparecer no álbum Let It Be.

Uma oportunidade que os fãs da banda puderam ver em IMAX de 11 a 14 de Fevereiro. Para quem não viu, pelo menos pode espreitar pedacinhos aqui e aqui.


1 comentário:

  1. Por acaso nunca vi! Hei-de ir à procura! Onde viste Netflix, HBO?

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar

Depósito de flores