| Fotos minhas |
domingo, 16 de junho de 2013
A Sardinha é de todos!
Já sabia que ia gostar da exposição. Mas não imaginei que ia gostar tanto. A exposição dos 10 anos da história das sardinhas que têm colorido as Festas de Lisboa, é mesmo muito boa e vale a pena ver. O que aqui vos mostro é apenas uma parte. Para além das sardinhas planas, há também sardinhas feitas em vários materiais e um video giríssimo para ver. Se puderem ir, aconselho mesmo. Está patente até dia 24 de Agosto, na Galeria Millennium, na Rua Augusta, 96 e há sardinhas para todos os gostos!
sábado, 15 de junho de 2013
Cromos do meu baú 129 - O Pátio das Cantigas
Haverá filme português que nos faça lembrar mais dos Santos Populares? Adoro este filme, como gosto de todos onde apareça o António Silva e já perdi a conta às vezes que vi o Pátio das Cantigas e que ri das mesmas piadas. A cena do candeeiro, a cena do "Dona Rosa, chegou a sua filha", entre outras, ficarão na nossa memória para sempre.
Flores para ti, avó!
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Modas à Santo António
A moda das festas de Santo António, este ano, incidiu em três modelos de chapéus oferecidos pela Sagres. A mim não me tocou nenhum (até porque não bebo cerveja) mas achei o máximo. Havia o modelo Sardinha, o Mangerico e a Careca de Santo António. Nem as senhoras inglesas, que vão às corridas de Ascot, conseguiriam melhor. Havia ainda uns lacinhos pirosos com luzinhas que não cheguei a fotografar. A Super Bock ofereceu uns óculos de cartão, em forma de canecas de cerveja.
| Foros minhas |
Último dia de aulas!
Iupi!!! Estou tão feliz como muitas crianças. Não que não goste que o meu filho ande na escola, antes pelo contrário! Mas férias de aulas significa para mim uma pausa em arranjar mochilas, ajudar a estudar, ajudar nos trabalhos, arranjar equipamento para a ginástica, enfim, uma série de coisas que tinha que fazer ao fim do dia ou logo de manhã, que se acumulavam com outros afazeres domésticos. Enfim férias para a mãe também! Para Setembro há mais!
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Viva o Santo António!
Há sardinha linda!
Acho muita graça às sardinhas que dão cor às Festas de Lisboa. Também gosto das comestíveis, claro, mas hoje venho falar das sardinhas coloridas e originais, que vão a concurso todos os anos e são verdadeiras obras de arte. Estas são as 10 sardinhas vencedoras de 2013.
Esta é a minha preferida, da autoria de Bruno Silva.
No Núcleo Arqueológico da fundação Millennium BCP, na Rua Augusta, está uma exposição com as sardinhas dos último 10 anos, mas ainda não tive tempo de ir ver. A ver de lá vou dar uma espreitadela. No Rossio vamos vendo nas bandeiras, as que ganharam este ano.
Esta é a minha preferida, da autoria de Bruno Silva.
No Núcleo Arqueológico da fundação Millennium BCP, na Rua Augusta, está uma exposição com as sardinhas dos último 10 anos, mas ainda não tive tempo de ir ver. A ver de lá vou dar uma espreitadela. No Rossio vamos vendo nas bandeiras, as que ganharam este ano.
| Fotos minhas |
Lisboa é isto (7)
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Entregues à bicharada
Há dias ouvi a notícia de que Portugal estava a ter sucesso na exportação de sémen de bovino. Sim, leram bem, longe vai o tempo em que éramos apenas os reis da cortiça. Agora temos todos que torcer para que os nossos bois tenham um bom desempenho da sua macheza, para Portugal ganhar mais uns trocos.
| Foto minha |
As marchas populares
Fui uma única vez, há muitos anos, espreitar as marchas. Na televisão já vi algumas vezes, mas vejo sempre aos bocados. Gosto de ver as cores, os trajes, os motivos e temas escolhidos, no entanto, confesso que não consigo ver todas as freguesias de enfiada. Mas dou os parabéns a todos os que, por carolice, participam e trabalham para manter uma tradição tão alegre e bonita.
![]() |
| Foto minha |
terça-feira, 11 de junho de 2013
Lisboa é isto (6)
segunda-feira, 10 de junho de 2013
D. Peixinho I - Abril 2011-Junho 2013
Salada Russa
Há pouco tempo, sem programa nenhum, num sábado, parámos para almoçar ali perto do Cais do Sodré. Entrámos num restaurante que nos pareceu de boa comida caseira e acolhedor. Acertámos em cheio, a comida era óptima e o serviço simpático. Chamou-me a atenção as cores que vieram no meu prato acabei a falar com o funcionário sobre os corantes das comidas. Podem ver na fotografia a cebola azul. Parece que fazem muitos arranjos e experiências decorativas deste género. O restaurante chama-se Salada Russa e tem página no facebook com o mesmo nome, onde mostram fotografias das iguarias coloridas que preparam.
| Fotos minhas |
domingo, 9 de junho de 2013
Encontro de primos
No fim de semana passada estive presente num mega encontro de primos. Tudo foi organizado por um primo direito da minha mãe, que reconstruiu a árvore genealógica do lado da minha avó materna. Resultado, éramos cerca de 80 pessoas, novos e velhos, todos primos uns dos outros, uns que se conheciam e outros que nunca se tinham visto uns aos outros. O meu primo (organizador) foi fantástico, incansável, e proporcionou-nos um dia inesquecível. É tão bom ainda existirem estes encontros. Porque hoje os casamentos e os baptizados escasseiam e as famílias já só se reúnem nos funerais. Venham mais almoços com primos!
| A grande almoçarada foi no restaurante O Casalinho Farto, entre Fátima e Ourém e recomendo! |
sábado, 8 de junho de 2013
Lisboa é isto (5)
Cromos do meu baú 128 - Gelados da Olá
Com toda a certeza já viram esta imagem circular pela net. Eu nunca a publiquei mas hoje não resisto. Apesar do Verão incerto que parece que vamos ter, os gelados da Olá merecem um destaque por fazerem parte da minha vida, há muitos anos. Este cartaz remeteu-me para a minha infância, porque ao ver estes preços, me lembrei que, andava eu na escola primária, quando comprava gelados na mercearia do Sr. Manel. Os Cornettos custavam 12$50 e o Super Máxi e o Epá, por exemplo, custavam 7$50. Como podem ver, sou "bué" de antiga, porque os preços que eu me lembro, são metade dos que estão na imagem!
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Para apaixonadas por bloggers
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Here comes the rain?
Momento Vodafone
Lisboa é isto (4)
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Um instante maravilhoso
Lisboa é isto (3)
terça-feira, 4 de junho de 2013
Reaproveitar, é o que está a dar
No "Melhor livro de culinária do mundo... pelo menos para nós!" temos um capítulo chamado "Marmitar e reaproveitar" onde apresentamos ideias, receitas de reaproveitamentos de sobras. Eu sou muito adepta de "carne de hoje, croquete de amanhã" e portanto, esforço-me para não estragar alimentos. Foi o que fiz, quando os morangos que tinha em casa começaram a ficar muito moles e passados. Para não os deitar fora, aproveitei-os para fazer um batido. Hum... e ficou delicioso. Aqui fica, portanto, a dica. Sempre que tiverem peças de fruta já pouco convidativas para comer, lembrem-se que as podem utilizar para batidos ou sumos.
| Foto minha |
Encontro marcado na quinta-feira, na Feira do Livro?
Na quinta-feira, das 18h às 19h30, estarei, com a Margarida Pinto Correia, minha companheira dos tachos, a dar autógrafos na Feira do Livro. Será no quiosque Alfacinha de Gema, bem pertinho do stand da nossa querida editora Verso da Kapa. Apareçam! E que me doam os dedos de tanto assinar!
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Bem vindo Piquinho
Descansar do fim de semana
Há alturas em que precisava de outro fim de semana para descansar do fim de semana. Quando chegam os dias de descanso, fazemos tudo menos descansar. Queremos fazer tanta coisa. Estar com a família, estar com os amigos, ir ao cinema, ir a uma exposição, ir passear, ler, tanta, tanta coisa, e falta-nos tempo para conseguir fazer tudo. Ai o que eu dava por estar a descansar hoje...
domingo, 2 de junho de 2013
Tanto para contar
Estes meus últimos fins de semana têm sido tão preenchidos, que nem sei por onde começar. Às vezes perguntam-me como consigo ter temas todos os dias para o blogue. Claro que consigo! Às vezes tenho é o problema inverso, com temas a atropelarem-se uns aos outros. Mas vou tentando mostrar-vos aos poucos, o que fiz e por onde andei. Porque tenho coisas bonitas para mostrar.
Cromos do meu baú 127 - Pierrot
Esta é uma das minhas recordações e "ódios" de estimação. Não gosto muito de palhaços. Então do palhaço rico nem se fala. Por isso o Pierrot, com aquele ar de Calimero e com a sua lágriminha deprimente, nunca tocou o meu coração. Ainda assim, na minha infância e juventude, porque estava na moda, algumas pessoas insistiam em oferecer-me objectos do Pierrot. Blhec!
sábado, 1 de junho de 2013
O melhor do mundo são as crianças
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















