sábado, 26 de outubro de 2019

O país das laranjas


Este é um livro juvenil mas que pode perfeitamente ser lido por adultos. Eu li de uma assentada porque me interessou o tema e gostei muito. E durante a leitura estive sempre a pensar que conhecia a autora e no final, quando vi a fotografia dela confirmei isso mesmo. Cruzei-me com ela há uns anos, num projecto de trabalho e agora tive o prazer de ler um livro da sua autoria.
Então cá vai: este romance de Rosário Alçada Araújo é inspirado no facto histórico que foi a vinda de 5500 crianças austríacas para Portugal após a Segunda Guerra Mundial, ao abrigo de um programa da Cáritas. Eu não tinha conhecimento desta situação e desta realidade e chamou a minha atenção. Fica aqui o resumo deste livro que recomendo:
Com apenas 10 anos, Martha parte para Portugal com o irmão Peter. Estamos em 1949 e a fome e o frio fazem parte do seu quotidiano, já que a Áustria, a sua terra-natal, é ainda um país destruído pela Segunda Guerra Mundial.
Chegados a Lisboa, os dois são inesperadamente separados e Martha vai viver para a Covilhã, no seio de uma família abastada que a recebe com todo o amor e um conforto que nunca antes experimentou.
Martha irá viver dias inesquecíveis, que ficarão para sempre guardados nas memórias da sua infância. Mas não poderá separar estes tempos de felicidade das recordações da guerra que traz consigo, das saudades do irmão e da mãe, da tristeza por não se lembrar das feições do pai e ainda de algumas peripécias que acontecem na casa onde agora vive.
Quando o regresso à Áustria se aproxima, Martha vê-se obrigada a pensar em quem é realmente e a que lugar quer pertencer.

2 comentários:

  1. preciso um resumo completo do livro nao uma descrição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas se pretende um resumo, terá de pesquisar noutro local.

      Eliminar

Depósito de flores