domingo, 4 de novembro de 2012

Sopa de penca

Quando cheguei ao Porto na sexta feira, deparei-me logo com uma divertida dificuldade linguística. Cheguei à hora do almoço e fui comer a um snack-bar nas imediações do Palácio Cristal. Quando perguntei que sopa tinham, a senhora que me atendeu, respondeu-me prontamente "sopa de penca!". Ao que lhe respondi "não sei o que é penca, mas venha de lá a sopa!". Lá me esclareceu com um ar condescendente que penca era uma espécie de repolho. E eu não tive coragem de lhe dizer que se fosse a Lisboa e pedisse uma sopa de penca, isso iria remeter para uma sopa de nariz grande. Para mim, penca é um grande nariz, como para muitos lisboetas. E eu não bebo café, senão tinha terminado a refeição com um cimbalino!

1 comentário:

  1. Ehehehehehehe....

    Cada da terra com seus usos!

    Penca é a couve que se usa no cozido à portuguesa e pelo Natal a acompanhar o(bacalhau cozido).
    É uma couve típica, portuguesa.Não sei como a baptizaram em Lisboa.

    Beijos.

    ResponderEliminar

Depósito de flores