terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia Europeu sem Carros

Hoje comemora-se o Dia Europeu sem Carros. Nasceu de uma iniciativa francesa em 1998, mas foi adoptado pela União Europeia no ano 2000, com o objectivo de promover uma cidade mais limpa, através da utilização dos transportes públicos ou outros meios não poluentes. A ideia é bonita e não tenho dúvidas que andarmos todos de bicicleta era uma excelente ideia, até para manter a forma. Só que nem sempre é fácil quando está a chover, quando se tem que levar filhos à escola ou quando se transportam vários sacos com compras. Quanto aos transportes públicos sempre fui grande utilizadora mas reconheço que nem sempre é prático e o tempo que se passa nas paragens à espera, desmotiva qualquer um.
Por estes motivos ainda estará longe um dia na cidade sem carros. Em anos anteriores, proliferaram por vários municípios, iniciativas de cortes de trânsito e outras actividades para chamar a atenção da população sobre o Dia Europeu sem Carros. Este ano, a proximidade das eleições inibiu muitos autarcas de tomarem medidas para este dia, correndo o risco de serem impopulares. Justiça seja feita (e lá vem ele outra vez) ao Tó Costa, que depois de uma corrida entre um burro e um Férrari, há uns anos atrás, hoje promoveu uma corrida entre um Porche, um táxi e o metropolitano. O que não se faz para chamar a atenção.
Quanto a mim, só posso prestar homenagem ao meu carro, que nos transporta para todo o lado sem resmungar. O nosso querido FóFó (diminuitivo carinhoso de Ford Focus) faz parte das nossas vidas e o meu filho já nos fez quase prometer que nunca o venderíamos. Have a nice day! Até já!

2 comentários:

  1. Pois é, o nosso Fófó faz parte da familia e o Ticas é que o bactizou e vai ser muito dificil separarmo-nos dele, já que ele já disse quando tiver idade para conduzir e tirar a carta diz que o quer para ele. Vai ser um problema dificl de gerir...
    PS(D): Ontem lá gánhamos 3-2. Este Sporting só me enerva!!!!

    ResponderEliminar
  2. Existem muitas utopias no mundo, o dia mundial sem carros é uma delas. :) hoje vim eu no meu transporte público de casa para o trabalho, como venho sempre, mas não notei diferença nenhuma no trânsito, logo chego à conclusão que para as pessoas aderiem a este tipo de coisas precisam de transportes alternativos, e se não aderem é porque penso que não há alternativa ao carro. :)
    logo o que não tem solução (no momento), solucionado está :)

    bj
    salvador

    P.S.
    O SCP teve foiiiii muita sorteeee :D
    SLB forever

    ResponderEliminar

Depósito de flores